O estágio obrigatório é uma etapa fundamental na formação universitária, sendo um dos requisitos para o estudante obter o diploma em muitos cursos, proporcionando experiência prática e preparação para o mercado de trabalho.
Neste post, você entenderá a importância do estágio obrigatório, dicas de como se preparar para o estágio, direitos e deveres dos estagiários e muito mais.
Como o estágio obrigatório enriquece sua formação
Um estágio é um programa oficial oferecido por organizações para ajudar a treinar e proporcionar experiência de trabalho a estudantes e também a recém-formados.
Muitos projetos pedagógicos de cursos preveem um estágio obrigatório, que você deve concluir durante os estudos. Dependendo da sua duração, esse tipo de estágio pode ser realizado durante o intervalo semestral ou em períodos exclusivos.
Como a maioria das empresas oferece estágios de três meses ou mais, os estágios mais longos também são reconhecidos como estágios obrigatórios. E, claro, quanto mais tempo durar o estágio, mais experiência você ganhará.
Benefícios do estágio obrigatório
Maior capacitação
Não há como negar que os estudantes que trazem no currículo a experiência de estágio se sentem mais competentes do que aqueles que dispensam tal experiência ou que não obtêm nenhum conhecimento adicional em sua área de atuação.
A experiência prática, trabalhando em um ambiente profissional, capacita os estudantes e torna o estudo dos anos subsequentes fácil de entender e compreender.
Os estágios ajudam basicamente a preencher as lacunas de conhecimento. Além disso, os empregadores optam por contratar os estudantes com experiência de estágio.
Oportunidade de estagiar em diferentes empresas
Com o estágio obrigatório, os estudantes podem atuar em diferentes empresas sob processos distintos e entender com qual delas possui mais afinidade. Com isso, é possível tomar decisões acertadas na escolha do rumo que deseja seguir no futuro, após a conclusão do curso.
Outro diferencial é que, durante o estágio, você tem a possibilidade de construir redes de contato fortes que podem ajudá-lo em alguma oportunidade de carreira e também entender o cenário do mundo real quando desempenha uma função com responsabilidade.
Mais que habilidades técnicas
Quando você trabalha como profissional para uma organização, conhecimento técnico e comercial não são as únicas coisas que o setor exige. Você também precisa de habilidades pessoais – porque não importa quão bom seja, você não terá chance de sucesso em nenhuma profissão, a menos que desenvolva uma ética de trabalho colaborativo e aprenda a trabalhar em equipe.
Além disso, você precisa saber como atuar sob pressão e por que os prazos são importantes. Um estágio o expõe aos desafios de um ambiente de trabalho, experiência que será útil em situações, como falar em entrevistas futuras e mostrar aos empregadores que você será uma boa opção para a empresa.
Encontrando oportunidades de estágio obrigatório
Sua oportunidade ideal estará alinhada com seus objetivos e interesses profissionais e permitirá que você desenvolva as habilidades necessárias à sua carreira, para ter sucesso na área escolhida. Também possibilitará que você aprenda a interagir com profissionais da sua área e a construir uma sólida rede de contatos.
As estratégias a seguir o ajudarão a encontrar o estágio certo para você:
Determine seus objetivos e interesses profissionais.
Defina seus requisitos.
Comece a pesquisar cedo.
Entre em contato com empresas específicas.
Faça buscas on-line.
Use sua universidade ou serviços de carreira locais.
Participe de feiras de carreira.
Entre em contato com sua rede.
Use as redes sociais.
Diretrizes e normas para estágios obrigatórios
A Lei nº 11.788/2008, conhecida como Lei do Estágio, dispõe sobre os direitos e deveres do estagiário e da empresa contratante. Ela surgiu pelo fato de a CLT não atender à questão de forma eficiente.
Para cumprir o estágio curricular obrigatório, o estudante deve estar matriculado em uma universidade e ter um professor para supervisionar as tarefas e ser o responsável pelo registro das suas atividades durante todo o estágio e pelo cumprimento do período mínimo estabelecido pela lei.
A legislação específica estabelece, por exemplo, no art. 9º, item IV, a contratação de seguro contra acidentes pessoais para o estudante. No entanto, em se tratando do estágio obrigatório, o estudante é o responsável por sua contratação, mas a universidade também pode assumi-la.
A Lei do Estágio também estabelece que a carga de trabalho do estagiário pode ser distribuída de três maneiras:
4 horas por dia (20 horas semanais);
6 horas por dia (30 horas semanais);
8 horas por dia (40 horas semanais).
Preparação para o estágio: dicas e estratégias
Embora sejam mais comuns entre estudantes do ensino médio e universitários, os estágios também podem ajudar pessoas estabelecidas na carreira a fazer a transição entre essa e outra ou preencher lacunas no currículo.
Entender como usar seu estágio de maneira eficaz pode ajudá-lo a melhorar suas oportunidades de carreira e construir sua rede profissional.
Conheça algumas dicas para se preparar para o estágio.
Saiba mais sobre a empresa
Antes de iniciar o estágio, pesquise a empresa e saiba tudo o que puder sobre ela. Dessa forma, você tem uma ideia clara do que pode esperar profissionalmente durante o estágio. Outra razão é que seus supervisores vão perceber que você dedicou um tempo a se informar sobre a empresa.
Defina metas inteligentes
Seu supervisor pode ter metas específicas para você alcançar durante o estágio, mas reserve também um tempo para definir as próprias metas específicas, alcançáveis, mensuráveis, relevantes e com prazo determinado, relacionadas às futuras aspirações de carreira. Isso ajudará a garantir que você esteja usando seu tempo de estágio com sabedoria.
Conheça as expectativas
Converse com seu supervisor antes de iniciar seu estágio ou no primeiro dia a fim de garantir que você captou o que ele espera de você.
Saiba quais podem ser suas responsabilidades profissionais, qual a carga horária de estágio e quaisquer outras especificidades do setor ou da empresa que sejam importantes.
Isso pode ajudá-lo a planejar uma programação geral para seus dias e antecipar o que poderá aprender.
Resumindo, o estágio obrigatório é vital para quem quer progredir na carreira, já que ele oferece uma oportunidade de aplicar o que você aprendeu em sala de aula e ganhar experiência valiosa, ao mesmo tempo em que faz novas conexões com pessoas do setor.
Agora que você sabe a importância dos estágios, pode começar a pensar qual é o ideal para você.
fonte:
Comments